Como organizar boas saídas pedagógicas
Trabalhos fora da escola abrem novas possibilidades de aprendizagem. Veja como a equipe gestora pode planejá-los
=== PARTE 1 ====
![Aluno da EMEF Herbert José de Souza, de Alvorada, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Foto: Tamires Koop](http://gestaoescolar.abril.com.br/img/gestao-escolar/aula-fora-escola-passeio.jpg)
Respirando arte Aluno da EMEF Herbert José de Souza, de Alvorada, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre
Embora importantes, as saídas não são muito frequentes em escolas públicas, de acordo com Maria Cristina Dias do Nascimento, professora da Faculdade de Ciências Jurídicas Professor Alberto Deodato, em Belo Horizonte. Autora da dissertação de mestrado Viagens Escolares: Ampliação da Cultura, Aprendizagem e Sociabilidade, ela teve dificuldade em encontrar instituições em que essa atividade constasse do projeto político-pedagógico (PPP). Segundo ela, os principais motivos são a falta de verbas, a dificuldade de logística e o receio em se responsabilizar pelos alunos. Mas essas questões podem ser solucionadas com planejamento e o envolvimento da equipe gestora.
As saídas pedagógicas - diferentemente de passeios e excursões - fazem parte do conteúdo curricular e não podem deixar ninguém de fora. Em muitas redes, a cobrança de qualquer valor é proibida, pois contraria os princípios de igualdade de oportunidades e de gratuidade expressos pela Constituição e pela Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB).
![A turma da
EM Oswaldo Lima Filho, de Recife, caminha até o mangue para estudar Ciências. Foto: Cristiana Dias](http://gestaoescolar.abril.com.br/img/gestao-escolar/aula-fora-escola-passeio-parque.jpg)
Pertinho da escola A turma da EM Oswaldo Lima Filho, de Recife, caminha até o mangue para estudar Ciências
Vários museus e instituições culturais públicas e privadas de diferentes locais do Brasil recebem grupos gratuitamente e até oferecem ônibus para os alunos se a visita for agendada com antecedência. Fundações e empresas que organizam exposições e eventos temporários também costumam ser receptivos e alguns planejam ações que incluem monitoria especializada, orientação para os professores e transporte para atender às escolas. Vale consultar ainda as Secretarias de Educação, de cultura e de esporte do município e do estado para se informar sobre os projetos destinados a estudantes, além de considerar a possibilidade de negociar valores e de utilizar verbas definidas pelo Conselho Escolar para viabilizar as saídas.
Em Alvorada, na Grande Porto Alegre, a prefeitura oferece transporte gratuito para trajetos dentro do município desde que planejados com no mínimo 15 dias de antecedência. Uma vez por semestre, as unidades da rede têm um ônibus à disposição para saídas intermunicipais. Além das opções oferecidas pelo poder público, os gestores da EMEF Herbert José de Souza buscaram alternativas gratuitas para viabilizar outras atividades. A professora de Arte, Cecília da Silva Camilio, por exemplo, trabalhou com a turma do 6º ano os elementos formais da Arte - linhas, cores, texturas etc. - e organizou uma visita de observação com os alunos à Fundação Iberê Camargo, na capital. O museu - que, além do acervo do artista gaúcho, abriga exposições temporárias e realiza eventos ligados à arte contemporânea - oferece entrada gratuita e transporte para estudantes de instituições públicas.
É possível também organizar ações que dispensem grandes deslocamentos. Fique alerta, pois muitas vezes há opções de locais próximos que são perfeitos para trabalhos de campo. A EM Oswaldo Lima Filho, em Recife, por exemplo, aproveita a proximidade com um manguezal - localizado no Bairro do Pina, a apenas cinco minutos de caminhada da escola - para realizar aulas de Ciências com alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental. Embora qualquer saída exija cuidados (leia dicas na página seguinte), passeios desse tipo prescindem de grande logística: não geram gastos com transporte, têm menos chance de extrapolar o tempo previsto e podem até dispensar alimentação das crianças no local, sendo portanto menos sujeitos a imprevistos. Esses fatores, segundo a diretora Ana Lúcia Ferreira, garantem a adesão total: "Como são atividades que fazem parte dos conteúdos regulares, é preciso que todos os alunos estejam presentes. E, nesses moldes, há menos resistência dos pais em autorizar a participação".
http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/como-organizar-boas-saidas-pedagogicas-passeio-excursao-695103.shtml?page=0
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