sexta-feira, 9 de maio de 2014

Projetos didáticos


Projetos didáticos

Ao propor um projeto, é preciso ter clareza do que é esperado que os alunos aprendam 

Para planejar um projeto didático é necessário considerar o que os alunos já sabem sobre o assunto, o que quer que aprendam durante o projeto e em sua culminância. São perguntas essenciais: sobre o que eu espero que a classe reflita? No que quero que avance? Feito isso, é preciso estudar o conteúdo a fundo e selecionar os materiais a ser usados, como textos, livros e sites. 

Pensar no encadeamento das etapas também é fundamental. Defina qual será o produto final - uma linha do tempo construída coletivamente, por exemplo - e se haverá um momento de finalização e socialização do trabalho. Essas decisões interferem na gestão de tempo e na busca pelos recursos. Por fim, é necessário estabelecer os critérios de avaliação. Tudo isso serve como uma bússola para o seu trabalho. 

 http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml



            

Projetos didáticos
São fundamentais porque contemplam propósitos didáticos e propósitos de comunicação
Trabalhar com projetos didáticos na alfabetização inicial significa contemplar, na rotina da classe, um processo planejado com a participação dos alunos que resulte em um produto final escrito (um cartaz, um livro, indicações literárias para o mural etc.). Esse tipo de organização do trabalho preserva a intenção comunicativa dos textos (informar, entreter etc.), respeitando o destinatário real da produção. Com isso, fornece um sentido maior para as atividades a ser realizadas pelos alunos, já que eles sabem que o resultado final será lido por outras pessoas, além da professora.

Nos projetos didáticos, as crianças enfrentam situações e desafios reais de produção. "Com isso, aprendem usos e funções da escrita enquanto aprendem a escrever", explica Cristiane Pelisssari. Uma das principais vantagens do trabalho com projetos didáticos é a possibilidade de articulação entre momentos de reflexão sobre o sistema alfabético e sobre as práticas de linguagem. Outro ponto positivo é a criação de um contexto para a leitura e a escrita: por estarem debruçados sobre determinado assunto, os alunos conseguem ativar um repertório de conhecimentos sobre o tema que estão pesquisando para antecipar o que ler e saber o que escrever.

Erros mais comuns
- Focar o trabalho excessivamente no produto final. É preciso lembrar sempre que os alunos aprendem muito mais com todo o processo do que com a chamada culminância.

- Não aproveitar os projetos para refletir sobre o sistema alfabético. Os alunos devem realizar registros e ter atividades de leitura e escrita em diversas etapas, articulando o sistema de escrita com as práticas de linguagem.



http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/escrita-pelo-aluno-alfabetizacao-inicial-641238.shtml?page=5.3 







 
 

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